"Lugar onde a Amazônia encontra o cerrado e o pantanal, o Tocantins reúne no mesmo espaço as maiores expressões da beleza natural da fauna e da flora brasileiras. A região destaca-se, entre outras atrações, pela Ilha do Bananal, mair ilha fluvial do mundo. Um de seus chamarizes é a pesca esportiva em seus rios, principalmente o Araguaia.
O Arquipelágo do Tropeço, conjunto de 366 ilhas e ilhotas no Rio Tocantins, é outro atrativo. Saltos sobre pedras formam corredeiras e remansos. O passeio em Tropeço se faz de canoa ou em pequenas lanchas, acompanhado de guia ou pessoas que saibam navegar pelos canais. Também a pesca é atração local.
A Lagoa da Confusão, próxima à Ilha do Bananal, é boa amostra da floresta amazônica e do pantanal. E ainda oferece boas opções de hospedagem. Já a cidade de Peixe é aventura inesquecível, assim como Formoso do Araguaia, reduto da pesca esportiva, praticada em suas muitas lagoas, canais e rios. Como descrever a emoção de fisgar um tucunaré, um surubim, um pirarucu? Sõ conhecendo a Rota das Águas."
"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
- fauna, passeios, flora e pesca
- Ilha do Bananal. Reserva ambiental desde 1989, com área total de 2 milhões de hectares, a ilha faz divisa com os Estados do Pará, Mato Grosso e Goiás. O santuário ecológico é banhado por lagos, igapós, riachos e rios. Na estação chuvosa (de setembro a março) a ilha fica alagada, formando belíssimos pantanais. Abriga ainda o Parque Nacional do Araguaia.
ITINERÁRIO BÁSICO
- Palmas: ponto de partida.
- As cidades de Peixe, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
- Rio Araguaia.
- Parque Nacional do Araguaia.
- Projeto Quelônios e Pousada Fazenda Praia Alta.
- Lago da Usina Peixe Angical.
- Aldeia Boto Velho.