BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rota das Águas



"Lugar onde a Amazônia encontra o cerrado e o pantanal, o Tocantins reúne no mesmo espaço as maiores expressões da beleza natural da fauna e da flora brasileiras. A região destaca-se, entre outras atrações, pela Ilha do Bananal, mair ilha fluvial do mundo. Um de seus chamarizes é a pesca esportiva em seus rios, principalmente o Araguaia.
O Arquipelágo do Tropeço, conjunto de 366 ilhas e ilhotas no Rio Tocantins, é outro atrativo. Saltos sobre pedras formam corredeiras e remansos. O passeio em Tropeço se faz de canoa ou em pequenas lanchas, acompanhado de guia ou pessoas que saibam navegar pelos canais. Também a pesca é atração local.
A Lagoa da Confusão, próxima à Ilha do Bananal, é boa amostra da floresta amazônica e do pantanal. E ainda oferece boas opções de hospedagem. Já a cidade de Peixe é aventura inesquecível, assim como Formoso do Araguaia, reduto da pesca esportiva, praticada em suas muitas lagoas, canais e rios. Como descrever a emoção de fisgar um tucunaré, um surubim, um pirarucu? Sõ conhecendo a Rota das Águas."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • fauna, passeios, flora e pesca
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Ilha do Bananal. Reserva ambiental desde 1989, com área total de 2 milhões de hectares, a ilha faz divisa com os Estados do Pará, Mato Grosso e Goiás. O santuário ecológico é banhado por lagos, igapós, riachos e rios. Na estação chuvosa (de setembro a março) a ilha fica alagada, formando belíssimos pantanais. Abriga ainda o Parque Nacional do Araguaia.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Palmas: ponto de partida.
  • As cidades de Peixe, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
  • Rio Araguaia.
  • Parque Nacional do Araguaia.
  • Projeto Quelônios e Pousada Fazenda Praia Alta.
  • Lago da Usina Peixe Angical.
  • Aldeia Boto Velho.
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - http://turismo.to.gov.br