BRASIL: do Oiapoque ao Chuí NORTE: Natureza e cultura no seio da floresta NORDESTE: História, arte e natureza CENTRO-OESTE: Espetáculos da natureza e da arquitetura SUDESTE: Mata, serra, praia e arranha-céus SUL: Adorável mistura de Europa e Brasil ROTEIROS: Integrados & Economia da Experiência ROTEIROS: Indutores do Desenvolvimento

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Roteiro Serras e Lagos


Rico tanto em paisagens naturais quanto em construções humanas, o roteiro Serras do Lago encanta o turista. A arquitetura de Palmas, cidade planejada, dá o tom moderno e arrojado. Ao mesmo tempo, a capital tocantinense é rodeada de natureza exuberante. Está coberta por denso cerrado, pródigo em mirantes e cachoeiras, como as de Taquaruçu. Também é margeada por novo e imenso lago, formado a partir da construção de uma usina hidrelétrica em Lajeado, onde se encontram praias artificiais e permanentes.
A história do povoamento do Tocantins não é recente. Com casas coloniais e catedrais antigas, construídas por padres, a centenária Porto Nacional revela cultura anterior à criação do Estado. A cidade é considerada a capital da cultura do Tocantins. Os bolos, doces, biscoitos e licores típicos ajudam a revelar a identidade do local. Distante apenas 60 km de Palmas, o município tem aproximadamente 80 mil habitantes.
Outra atração especial do Tocantins é a Cachoeira do Roncador, com 70 metros de altura. A densa vegetação, os paredões ao redor e o vapor d'água dão a impressão de paraíso. Um lugar cristalino completa o cenário."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • igrejas, pesca, fauna, flora e passeios
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Vale do Vai-Quem-Quer. Conjunto paisagístico do Ribeirão São João. A nascente brota na Serra do Lajeado, e o curso d'água, de aproximadamente 25 quilômetros, com quatro metros de profundidade, desce a serra em meio à rica vegetação.
  • Em alguns trechos, apresenta boas condições para banho. Ostenta uma série de 12 saltos com 12 piscinas naturais de águas cristalinas.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Palmas: Museu Histórico do Tocantins (Pacinho), Parque Cesamar, Praça dos Girassóis, Espaço Cultural.
  • Porto Nacional: Atedral de Nossa Senhora das Mercês, Museu de Zoologia.
  • Distrito de Taquaruçu; Cachoeira do Roncador, Hotel Fazenda Encantada.
  • Lajeado; Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magaalhães.
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009
mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br - http://turismo.to.gov.br